Hillary Clinton, secretária de Estado dos Estados Unidos, anunciou oficialmente na manhã desta segunda-feira a criação de dois novos consulados americanos no Brasil, um em Porto Alegre e outro em Belo Horizonte. A reabertura na Capital foi confirmada no seminário "Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI", em Washington na manhã desta segunda feira.
A reabertura do consulado americano na Capital, fechado em 1996, deverá aumentar em pelo menos 20% o fluxo de gaúchos rumo aos Estados Unidos. A estimativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav/RS) é sustentada pela expectativa de maior facilidade e menor custo para a obtenção de um visto após o retorno da representação diplomática – já que hoje os turistas rio-grandenses precisam viajar a outras capitais do país para conquistar a permissão de entrada.
Hoje, um gaúcho que deseja visitar os Estados Unidos precisa antes se deslocar até São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife a fim de obter um visto. Além de dispendioso – uma viagem de ida e volta para São Paulo pode custar até cerca de R$ 800, por exemplo –, o deslocamento significa pelo menos um dia inteiro perdido para a burocracia.
Em muitos casos, conforme o horário agendado no consulado, ainda é preciso viajar na véspera e gastar uma diária de hotel para não correr o risco de perder o compromisso.
Programe a sua viagem para os Estados Unidos com a Brocker Turismo, e tenha mais facilidade para conseguir o seu visto.
Conheça Walt Disney World com a Brocker Turismo!
Visite Nova York!
O Grand Cânyon também é uma boa sugestão de motivo para conhecer os EUA.